FCPV 1 – Filmes desconhecidos que apreciadores de Ficção Científica precisam ver

faqCom essa resenha, pretendo dar início a uma série chamada “Filmes desconhecidos que apreciadores de ficção científica precisam ver”, ou simplesmente FCPV.

A película que abre essa coluna tem o curioso nome Perguntas Frequentes sobre Viagem no Tempo (FAQ Time Travel). É um daqueles filmes mais cabeça, de baixo orçamento, em que a prioridade é o enredo e não tanto os (d)efeitos especiais.

– Ficha Técnica –
Nome: Perguntas Frequentes sobre Viagem no Tempo
Gênero: Sci-Fi, Comédia
Duração: 1h10min

Conta a história de três amigos geeks-nerds que, ao reunirem-se em um bar, discutem as possibilidades, variantes e possibilidades dos filmes de viagens no tempo. Aqui nota-se inúmeras referências aos filmes clássicos do tema, desde a roupa de Marty McFly de um dos protagonistas à citações e objetos do cenário.

Quando um deles resolve ir ao banheiro, aí a história realmente começa. O tom de comédia dita o restante das situações, como se fosse possível cantar Total Eclipse of the Heart, dar três tapas em torneiras aleatórias, olhar-se no espelho e “boom!” – o personagem sai no futuro. Só que o futuro é sombrio, mostrando a morte dos três protagonistas. Obviamente, ele corre de volta ao banheiro, saindo novamente no presente.

A partir daí, ele tenta convencer seus amigos que o wc do bar é uma máquina do tempo, e que precisam fazer algo para evitar aquele futuro (um deles, inclusive, trabalhou na série britânica IT Crowd, sobre uma equipe de TI que trabalha no subterrâneo de uma empresa, hilária, recomendada. O outro parece o vocalista da banda Foster The People).

Entrando e saindo do wc, acontecem inúmeras situações clássicas de viagens no tempo – como encontrarem versões de si mesmos, do passado. A cada entrada e saída, a situação vai ficando cada vez mais complicada, a ponto de precisarem do auxílio de uma estagiária do futuro. A película tem alguns passagens mais sombrias, mas nada que atrapalhe a leveza do enredo.

Não vou contar mais senão estraga a experiência de quem assiste pela primeira vez. Ah, e espere pelos créditos no final!

Nota: 4/5

Anúncios

Agradeço o comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s