Enigma

Seu Manoel, com oitenta e quatro primaveras de experiência, gostava de pedalar toda manhã nas praias vizinhas. Atravessava de uma vez só a orla marítima, admirando o deslumbrante espetáculo das águas ao abrirem passagem para o astro-rei…

Naquela semana, numa inesperada sexta-feira ensolarada, as ondas resolveram presenteá-lo com uma garrafa antiga, contendo um estranho bilhete enrolado em seu interior. “Ainda fazem essas coisas?” – indagou ao vento, buscando lembranças perdidas. Teve de encostar a bicicleta no banco de areia. A rolha improvisada, de aspecto rústico e semelhante às da sua infância, saiu facilmente. Retirou o lacre. Puxou o bilhete com cuidado, depositando a garrafa na areia macia. Leu em voz alta.

“Se contá-lo, deixarei de sê-lo. Se disser a que vim, não terei mais objetivo. Trago lembranças perdidas de outrora. Lança-me de volta e torças para que, um dia, nos encontremos novamente.”.

Ora, era óbvio que se tratava de um “segredo”. Mas que segredo? Olhou o fundo. Duas iniciais sobrepostas, “M” e “V”, desenhavam um coração estilizado. Sorriu. Aquela caligrafia era única. Uma lágrima perdida encontrou seu caminho. Lembrou-se de palavras juvenis, ditas meses antes de seu casamento com dona Vitta, levada pelas areias do tempo. Ajeitou tudo e a jogou no mar, novamente.

Suspirou. A espontânea celebração da natureza, ao seu redor, curava ferimentos profundos. O sol a pino encheu de vida seus pensamentos. Decidido, mais forte e renovado, voltou a pedalar…

…Até o dia em que se tornou parte de seu próprio enigma. E completou, por fim, a letra que faltava.

Anúncios

Agradeço o comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s