Resenha: Um Gato de Rua Chamado Bob

bobTítulo Original:

A Street Cat Named Bob, 2013 (PT-BR)

Conteúdo:

1-Companheiros de Viagem
2-Estrada para a Recuperação
3-A Esterilização
4-Passe Livre
5-Centro das Atenções
6-Um Homem e seu Gato
7-Os Dois Mosqueteiros
8-Tornando-se oficial
9-O Mestre das Fugas
10-Patas Noel
11-Identidade Trocada
12-Número 683
13-Localização Perfeita
14-Sob Mau Tempo
15-A Lista do Mau Comportamento
16-Os Corações do Angel
17-Quarenta e Oito Horas
18-De Volta para Casa
19-O Chefe da Estação
20-A Noite Mais Longa
21-Bob, o Gato da Big Issue

Introdução:

Bem, resolvi fazer essa resenha “diferente”, por dois motivos principais: estava a fim de ler algo mais emocional (e real) para dar mais peso às minhas histórias; e sou fã de gatos (tive duas gatas e minha família três).

Na verdade, esse livro chegou ao meu conhecimento sem querer, pois, estava procurando um outro livro, mais difícil de ser encontrado, chamado “Dewey – Um gato entre livros” (que conta a história de um gato em uma biblioteca europeia).

Certo dia, ao acessar o Skoob, me deparei com a dica de uma amiga, marcado como “quero ler”. Já o achei interessante só pelo título. Fui atrás. Descobri que até um filme já estava em andamento. Marquei como “desejado”.

Assim, passeando tranquilamente num shopping recém-inaugurado, eis que o livro aparece numa livraria, em destaque. Comprei na hora.

Opinião:

É um livro bastante sensível, mas tem seus pontos altos e baixos. Para não ser injusto, dividi a opinião em duas partes.

Pontos positivos:
É uma história muito tocante, pois as escolhas de palavras e cenários, ainda mais por serem reais, torna o leitor cúmplice dos acontecimentos. Apesar de se passar em Londres e em ruas desconhecidas, não me senti perdido. O autor consegue descrever bem os lugares e seus detalhes, sem se tornar cansativo, construindo passagens fáceis de acompanhar, bastante memoráveis. Sua história de vida traz um holofote sobre um problema bastante comum e a luta de quem quer se livrar disso.

As coisas que o gato faz são típicas de quem já os teve. Acabamos nos “sentindo em casa” com suas manias. Alguns capítulos se dedicam quase exclusivamente ao autor, mas são bem enxutos e perfeitamente encaixados na trama, de modo que Bob ainda seja o personagem principal. É uma bela história de superação, sem grandes rodeios, simples em sua essência – mas que cativa justamente por isso.

Pontos negativos:
No entanto, há certas passagens que se nota a mão pesada do editor. Existem parágrafos em que é nítida a tentativa de forçar emoção, algo que não era necessário; a história se sustenta sozinha. Felizmente, são poucas. Outra coisa que me incomodou bastante foram as passagens em que há aparições de cães e seus donos. Todas elas, sem exceção, “vilanizaram” os pobres animais. Tudo bem que os habitantes da região mencionada pudessem ser mal-encarados, mas ficou algo muito exagerado (tirando a última aparição de um deles, pois ali é justificável).

Veredito:

Uma boa leitura para apreciadores de gatos e histórias de superação. Um drama bem real, que exagera um pouquinho em certas partes, mas que recompensa com uma experiência de vida, um final decente, uma motivação e uma esperança.

Confesso que foi uma experiência agradável ler algo diferente do que estou acostumado.

Ah! Ele tem uma página no Facebook, afinal, é famoso.

Nota: 4/5

Anúncios

Agradeço o comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s